sexta-feira, março 27, 2009

DOS AÇORES SABE (SEMPRE) MELHOR

Quantas vezes ouvimos e lemos, por esse mundo fora, campanhas promocionais com vista ao consumo dos produtos locais ou nacionais? Quantas vezes não pensámos na assertividade dessas mesmas campanhas e na potencialidade de as fazer replicar no nosso quintal regional? Às perguntas retóricas, a respostas sempre nos pareceram evidentes. Ponto final?
Nem por isso, todas essas certezas apenas serviram o descanso das nossas consciências, no fundo o que estamos a querer dizer é: o Governo que faça alguma coisa! Ora, a crua verdade é outra, ou seja, um claro imobilismo e, mesmo, uma desresponsabilização individual em matéria de consumo e, em especial, em matéria de preferência aos produtos regionais, que, inconscientemente, tem prejudicado a nossa economia, até porque, em muitos casos, na relação preço/qualidade, não surge qualquer benefício directo para a nossa saúde e carteira.
Procuremos responder ao seguinte simples exercício doméstico:
Faço compras no Hiper e no Supermercado a qualquer hora, mas não vou ao mercado ao sábado de manhã?
Compro pão na padaria ou nos congelados pré-feitos?
Consumo peixe fresco?
Consumo carne biológica?
Quando compro frutas ou legumes estou atento à sua proveniência?
Quando peço sobremesa sou indiferente ao abacaxi ou ao pastel de nata congelado?
Quando tomo ou peço chá pergunto se é da gorreana ou do porto formoso?
Quando compro leite, queijo, manteiga ou iogurtes prefiro os das fábricas regionais?
Quando escolho conservas olho para a origem no rótulo?
Quando procuro saladas lembro-me das biológicas de produção local?
Quando compro açúcar ou farinha são da Região?
Quando compro água engarrafada procuro a regional?
Quantas vezes, no ano, bebo vinho, cerveja ou refrigerantes açorianos?
Etc etc …
Para a maioria dos nossos concidadãos as respostas tenderiam para o não, no entanto, paradoxalmente a esta quase ausência de uma consciência regional que deve acompanhar o acto de consumo, a atitude do autóctone tem sido, por todos reconhecida, de orgulho e empenho em dar a conhecer ao forasteiro o melhor que cá se produz. Quem não ofereceu produtos regionais a quem nos visita, apelidando-os como os “melhores do país” ou “bons em qualquer mesa”? Quem não levou na sua bagagem com destino a Lisboa ou ao Porto, queijos, queijadas, chá, mel, ananases, vinho ou aguardente para ofertar os seus mais queridos? Tudo isto é verdade, e no entanto…
Não será possível fazermos todos melhor pela nossa terra? Certamente que sim! Basta querer! Eu consumo produtos açorianos, e você?

Ponta Delgada, 24 de Março de 2009

Publicado no Correio dos Açores